Durante os anos do governo Aécio Neves, foi colocado em prática uma política chamada "choque de gestão", cuja essência foi a brutal redução e achatamento salarial dos servidores públicos em geral, especialmente dos professores, que hoje ganham menos de dois salários mínimos.
O governo Aécio Neves paga o pior salário para os professores com curso superior da rede pública estadual.
O governo Aécio Neves paga o pior salário para os professores com curso superior da rede pública estadual.
O tal choque de gestão não resultou em melhoramento para a saúde pública, nem para a educação pública, nem para os serviços públicos em geral.
Os donos dos grandes jornais e TVs também lucraram com o choque de gestão: durante o governo Aécio Neves, não houve uma única crítica direta ao governador de Minas.
Não que Aécio Neves tenha sido um mau governante para Minas, só que ele cometeu o mais grave dos erros... Ele se esqueceu e deixou em verdadeiro abandono os servidores públicos, especialmente os professores. Digo o mais grave dos erros, porque ele se esqueceu de nós! Pois não somos nós os “influenciadores” de cidadãos críticos e conscientes?
Mesmo por que, você precisa de educação, seus filhos precisarão, seus netos precisarão e ela é garantida na constituição como direito de todos, que o governo deve atender.
Como construiremos um futuro descente e melhor para nossas “crianças” sem educação? Como será construido sem nós? Os Influenciadores, os educadores, os professores...
Essa é a realidade dos professores: péssima no Brasil inteiro, e pior ainda na Minas Gerais.
Sem contar que todos os dias o Governo Federal diz que está investindo em educação, que a educação é a maior meta do país, que a exploração do pré-sal vai render investimento em educação.
Como se não bastasse tudo isso, os especialistas e colunistas domesticados manipulam os dados para jogar toda a culpa pela educação pública de má qualidade nas costas dos professores. Alguém tinha que levar a culpa pela decadência do ensino público: ou os professores, ou os alunos das famílias de baixa renda, aos quais as elites tratam com desprezo. Imagine se esses especialistas iam dizer que a culpa é do baixo investimento (menos de 4% do PIB para toda a Educação básica), das péssimas condições de trabalho, dos baixos salários dos professores e da ausência de políticas de formação continuada.
A greve representa um pedido de socorro para a Educação.
Outro dia li que na cultura da China, os chineses só abaixam a cabeça em sinal de respeito, admiração dentre outros, diante de duas grandes personalidades!
São elas: O Presidente e Professores!
Apesar de que atualmente nossos políticos não mereçam nenhuma expressão ou ato que demonstre respeito, nós, os professores deveríamos pelo menos ser respeitados, no sentido amplo da palavra.
E no sentido amplo da palavra não apenas uma classe distinta como a dos educadores, deve ser respeitada, mas deve-se haver respeito a todos, sem distinção e sem preconceitos de origem , raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, não é o que diz nossa carta maga no seu artigo 3º, IV.
.Então lhes pergunto, onde se encontra esta palavra tão simples: “ RESPEITO...”
Minas Gerais é o estado da tradição e que traz em si ainda mais arraigado os valores do Brasil colônia e da sociedade judaico-cristã. Infelizmente em Minas a imprensa não evolui, e pior com o consentimento do povo mineiro, pois em Minas, acredita a maioria, tudo é muito bom. Mineiro adora esconder a poeira debaixo do tapete, esconder seus defeitos e, consequentemente, a sujeira que os nossos governantes fazem. Aécio gasta fortunas em propagandas, dentro e fora do estado, dizendo que temos a melhor Educação do país. Eu vi e vivi essa "boa Educação" que os nossos jovens recebem e posso garantir: é uma das piores do Brasil. Felizmente, não dou aulas para o Estado de Minas (pedi exoneração do meu cargo no Estado), pois não suportei a bagunça, a desorganização, a hipocrisia e a podridão nas escolas estaduais de Belo Horizonte. E eu como professora, apesar de não dar aulas para o Estado, agradeço a sua sensibilidade e apoio aos professores em geral.
ResponderExcluirEu acredito q a greve dos professores deve exigir q APENAS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO devem trabalhar na educação.
ResponderExcluirNós formamos todos os profissionais liberais e técnicos deste estado, merecemos uma legislação q nos proteja.
Se um professor exerce a medicina ou o direito sem possuir o diploma nessas áreas é preso. Pq não podemos exigir o mesmo desses funcionários?
Vamos seguir a greve e vamos exigir o RESPEITO q a nossa classe precisa.